Reportagens - 09/04/2011

Uma escolha acertada

Alunos do Liceu Pasteur participaram do Encontro Profissional realizado em 9 de abril para tirar dúvidas sobre carreira e desafios do mercado de trabalho.

No dia 9 de abril, o Liceu Pasteur realizou o Encontro com Profissionais 2011. Lá estiveram reunidos profissionais de diversas áreas que levaram aos alunos do Ensino Médio e do 9º ano um pouco mais da experiência após a entrada na Universidade e os desafios do mercado de trabalho. A atividade extracurricular voltou a fazer parte da programação de eventos da Instituição, ainda em 2010, com o intuito de aproximar os estudantes da realidade de cada profissão para que eles tenham ainda mais bagagem na hora de decidir qual carreira seguir.

Ricardo Jureidini fala sobre as especialidades médicas

Fernando Palmisano explica a importância de se cursar boas escolas

Luciano Ortiz de Camargo conversa com alunos no Ponto de Encontro

A Direção Pedagógica do Liceu Pasteur entende que pavimentar a via que leva à escolha da profissão é tão importante quanto o desenvolvimento intelectual e a preparação para que os alunos tenham sucesso no vestibular. Por isso, a atividade foi retomada com elaboração de palestras com ex-alunos que são convidados a partilhar um pouco do dia a dia dentro das salas de aulas das universidades e peculiaridades de cada profissão. As Orientadoras Educacionais Imaculada Aparecida Pasquini Gullane e Terezinha Regina Salgado Peralta concordam que o Encontro Profissional é fundamental para preparar o terreno antes da decisão dos alunos. “Percebemos que, ao ter maior carga de informações, eles conseguem realizar suas inscrições para o vestibular com mais confiança. Sabemos que é uma decisão importante e temos que dar este suporte. Lembro também que deixamos claro que, caso haja mudança de planos mais adiante, não se deve ter medo. Fica evidente que, quando se tem o apoio da Instituição na tomada da decisão, as chances de desvios de rotas diminuem consideravelmente”, reforça Imaculada Gullane.
Orientadora Imaculada Gullane

Orientadora Terezinha Peralta
Terezinha Peralta lembra ainda que o Liceu tem como característica manter as portas abertas da Orientação Educacional para que os estudantes possam fazer questionamentos e pesquisas ao longo de todo o ano. “O Liceu Pasteur está sempre ao lado do aluno para ajudar na escolha profissional, o que inclui parcerias com empresas especializadas que realizam encontros periódicos e convidam nossos estudantes”, complementa a orientadora.

De Medicina a Gastronomia – O Encontro Profissional 2011 contou com a presença de 11 profissionais. Entre 9h e 12h, os alunos puderam acompanhar as explicações dos convidados dentro das salas de aulas e também no Ponto de Encontro, local preparado especialmente para uma conversa mais próxima e informal.

A partir das áreas mais citadas pelos alunos em pesquisa realizada no Ensino Médio e no 9º ano, foram convidados palestrantes para falar de Medicina, Engenharia, Gastronomia e Nutrição, Direito, Administração com ênfase em Finanças e Investimentos, Arquitetura e Marketing. “Percebemos que eles estão muito antenados e fazem pergunta técnicas”, revela Ana Luiza Padilha Addor, arquiteta e ex-aluna formada na turma de 2000.
Ana Luiza Addor

Os médicos Edison Cruz Neto e Beatriz Macedo de Almeida Pereira, das turmas do Liceu Pasteur de 2002 e 2000, respectivamente, também ficaram bastante animados com a oportunidade de esclarecer as dúvidas dos estudantes. “A Medicina é uma profissão muito mistificada na questão de dificuldade de conquistar uma vaga em universidades. Muitos nos perguntaram até que ponto vale a pena insistir caso demore a passar no vestibular. A resposta é que vale a pena insistir por tempo indeterminado se é realmente isto que eles querem”, declara Beatriz Pereira.

Edison Cruz Neto

Beatriz Pereira

Laura Chaves
Para Laura Sampaio Chaves, formada na turma de 2009 e que cursa Gastronomia e Nutrição, o encontro foi chance para mostrar aos alunos o quanto foi importante ter passado pelo Liceu Pasteur na sua vida escolar. “Quando decidi fazer duas Universidades, pensei nas dificuldades que poderia enfrentar. Ao falar que havia passado pelo Liceu Pasteur, as diretorias e professores das duas instituições de Ensino Superior que escolhi foram ainda mais receptivos e me encorajaram para este desafio. Tenho certeza que a escolha do Liceu Pasteur fez toda a diferença para a minha atual realidade e será vital para um futuro promissor”, confia Laura Chaves.

Além da possibilidade de tirar dúvidas ligadas à profissão, os alunos tiveram nesta edição do Encontro Profissional o privilégio de conversar com Jean Pierre Herman de Moraes Barros, que foi da turma de 1948 do Liceu Pasteur. Ele lembra que já está fora da área de Direito há algum tempo, pois acabou migrando para áreas mais gerenciais nas áreas pública e privada. Ressaltou que pode levar aos alunos a importância da Instituição na formação do caráter e capacidade de enfrentar diversos cenários que se apresentaram na vida profissional. “Nós nunca sabemos o que virá adiante ao longo da carreira. Então, deixei claro que é a partir da escola que se prepara para qualquer tipo de situação que venha a aparecer”, acredita Jean Pierre.
Jean Pierre Barros e Rui Correa conversam sobre Direito

Ao final do evento, os orientadores educacionais, professores e profissionais tiraram a tradicional fotografia no jardim central da escola e participaram de uma rápida reunião na Sala dos Professores na qual o Vice-Diretor Geral Cláudio Kassab agradeceu a presença de todos e reforçou a importância da contribuição que eles deram para as escolhas profissionais que serão feitas pelos alunos e para a troca de experiências entre diferentes gerações da escola.