Liceu Pasteur - Ensino Médio, Fundamental

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Reportagens - 05/12/2014

Parlamentos Jovens, Concurso e Olimpíadas

 

Para entender a importância do Poder Público

Em 2014, alunos do Liceu Pasteur participaram mais uma vez dos Parlamentos Jovens. Neste ano, os escolhidos para representar o colégio, na Câmara Municipal e na Assembleia Legislativa, foram os alunos Rodrigo e Gabriel

Os alunos Rodrigo e Gabriel viveram experiências que levarão para o resto da vida e, também, poderão aplicá-las efetivamente no futuro, em suas relações pessoais e profissionais. Estudantes do Ensino Fundamental ll, foram selecionados pelo Liceu Pasteur para representar o colégio na edição 2014 dos Parlamentos Jovens, no mês de novembro. A ação proporciona aos alunos a oportunidade deles apresentarem projetos na Câmara Municipal e na Assembleia Legislativa de São Paulo, com o objetivo de promover novos conhecimentos sobre política e trâmites do Poder Legislativo. 

 

Rodrigo tem 14 anos e estuda há nove no Liceu. Sempre atento no que diz respeito ao trânsito da cidade, ele percebeu que faltava algo que garantisse a tranquilidade e segurança aos motoristas em dias de falta de energia. Observou que as quedas de energia apagavam os semáforos. Foi aí que ele, com a ajuda dos pais, pensou em criar uma bateria que funcionasse como geradora de energia aos semáforos, mesmo sem energia. 

"A ideia já tinha sido apresentada por mim, no ano passado, ao colégio. Em 2014, atentei-me mais aos detalhes de como melhor apresentá-la e mostrar seus benefícios. Minha sugestão foi aprovada pelos responsáveis do Liceu e fiquei feliz com a oportunidade de passar dois dias na Câmara Municipal", explicou.

O estudante enfatiza que a experiência ajudou a conhecer a história política da cidade e o dia a dia de um vereador. "Além de toda a questão histórica do local, também pude entender a parte funcional dos trabalhos que são feitos por lá. Nesses dois dias, criou-se uma interação entre os demais estudantes presentes e, com certeza, posso dizer que tenho outra visão sobre as questões da nossa cidade e a importância dos políticos", completou. 

Gabriel foi o selecionado para passar dois dias na Assembleia Legislativa. Seu projeto recebeu a nomeação de "Programa Jovem Aprendiz na Administração Pública Estadual". Para ser escolhido pelo Liceu, Gabriel realizou intensa pesquisa sobre a questão do Jovem Aprendiz. Assim, identificou lacunas que poderiam ser preenchidas no projeto, como a inclusão de estudantes no serviço público. 

"Desde o ano passado, venho trabalhando no tema. De acordo com as minhas pesquisas, faltava projeto que fosse direcionado aos jovens no serviço público. Então, elaborei as bases do "Programa Jovem Aprendiz na Administração Pública Estadual", com fundamentos que servirão de estímulo para estudantes entenderem mais sobre política e, também, possivelmente seguir carreira nessa área", explica Gabriel. 

 

No projeto do estudante de 13 anos, e que há oito anos estuda no Liceu, constam pontos como estágio de dois anos, horário de atuação inverso ao período escolar, ações em elaboração e finalização de projetos e direcionamento para alunos que, inicialmente, seriam de 14 a 16 anos de idade.

Balanço positivo – A edição 2014 do Parlamento Jovem Paulista e Parlamento Jovem Paulistano no Liceu contou com a apresentação de 15 projetos. Desse total, 12 foram elaborados para o Paulista e três para o Paulistano. 

 

Responsável pela coordenação da atividade, a Professora Cida, de História, mostrou enorme satisfação quando questionada sobre os projetos apresentados pelos alunos neste ano. Ela ressaltou que os alunos mostraram dedicação intensa e ideias que, literalmente, podem trazer melhorias no dia a dia do cidadão pautadas em justificativas e recursos cabíveis. 

"O Parlamento Jovem exige do aluno extrema atenção com os pontos apresentados ao Liceu. Os alunos mostraram intensa dedicação com seus projetos, com detalhamentos sobre as leis, recursos e quais melhorias derivariam de suas ideias. A escolha pelos melhores foi difícil", exaltou Cida.

O Professor Fábio Nunes também participou do time que auxiliou os alunos durante a elaboração dos projetos. Sua ajuda foi trazer aos estudantes dicas sobre a apresentação escrita das ideias. Cada turma teve um viés diferente na forma de escrever. Foram usados os estilos de narrativa para alunos do 6º ao 8º Ano, dissertativa para alunos do 9º Ano à 2ª Série do Ensino Médio, e com foco já voltado para o estilo usado nos vestibulares para estudantes da 3ª Série do Ensino Médio. 

"Também é uma forma de colocarmos em prática a questão da escrita. Então, dividimos os formatos para exploramos o melhor de cada aluno e o resultado foi muito positivo. Todos os participantes souberam colocar no papel suas ideias de maneira clara, com adequação de linguagem perfeita. Parabéns a todos os estudantes que, claro, também aprenderam mais sobre Política e desenvolveram o pensamento crítico, o que será fundamental para o futuro deles e do Brasil", enfatizou Fábio. 

 

SAIBA MAIS:

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  • Vídeo do Jornal da Assembléia: Clique aqui
  • Galeria de fotos da entrega dos Certificados do Concurso de Redação, Parlamentos Jovens e Olimpíadas de Matemática e Física: Clique aqui

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