Reportagens - 05/06/2017

Mostra Cultural Franco Brasileira 2017

Mostra Cultural Franco-Brasileira do Liceu Pasteur é um convite para conhecer as culturas dos dois países e poder apreciar as exposições dos alunos que são verdadeiros shows

A Mostra Cultural Franco-Brasileira realizada pelo Liceu Pasteur já está entre os maiores eventos que o colégio realiza anualmente. Assim como a Feira de Ciências, todas as turmas da Educação Infantil até a 2ª Série do Ensino Médio participam da exposição. Neste ano aconteceu a 6ª edição, que teve como proposta levar os alunos ao universo das canções e músicas que influenciaram as culturas dos dois países. Com o tema Chansons et Musiques, o evento foi uma viagem cultural e musical, desde a década de 1950 até os dias de hoje.

As coordenadoras da Mostra Cultural são as professoras Denise Grecco e Ivete Forlenza. Elas dedicam atenção no desenvolvimento do tema central e acompanham de perto a evolução dos trabalhos. E o resultado da exposição foi gratificante para elas. “Todos os trabalhos são muito ricos de informações. As turmas da Educação Infantil ficaram com a missão de ensaiar as canções que embalam brincadeiras. O Ensino Fundamental I teve um olhar cuidadoso para músicas e onomatopeias. Já o Ensino Fundamental II e o Ensino Médio elaboraram trabalhos mais aprofundados, mostrando a influência da música no comportamento da sociedade como um todo”, detalha a professora Denise Grecco.

Eventos como a Mostra Cultural fazem parte de todo um trabalho que já começa a ser desenvolvido com os alunos desde o Jardim I com o programa O Líder em Mim, que trabalha com os alunos aspectos ligados à autonomia e ao relacionamento com outras pessoas e os ajuda a desenvolver espírito crítico e a trabalhar em equipe. Isso tudo tem feito os pais virarem verdadeiros fãs do colégio. É o caso de Rebeca De Lara Marques e Juan Carlos Marques, pais da Júlia, que está em seu segundo ano no colégio, cursando o Maternal II. Os pais puderam ver a desenvoltura de Júlia e seus colegas nas apresentações de canções, em francês e português.

“Foi uma festa. Pudemos interagir com eles também com as canções que até nós tivemos contato quando mais jovens, como as músicas do Trem da Alegria. Estamos gostando muito das atividades do Liceu Pasteur e das professoras. Somos fã da escola”, completa Rebeca, que é filha de Rui Abel De Lara, ex-aluno do Liceu Pasteur. “Meu pai estudou no Liceu nas décadas de 60 e 70. Também tenho uma sobrinha que é aluna do colégio. Então, sempre tivemos a vontade de ter nossos filhos estudando aqui. E estamos muito satisfeitos”, avalia Rebeca, que quer colocar sua outra filha Helena para estudar no Liceu assim que ela puder.

Trabalhos que viram show – Uma das peculiaridades da Mostra Cultural do Liceu Pasteur é a de que os trabalhos dos alunos se tornam verdadeiros shows. Tanto é verdade que, de hora em hora, algumas turmas reservavam um tempo para apresentações ainda mais artísticas, com apresentações de dança, música e canto.

A Sala de Exposições, por exemplo, virou um circo para que os pais e visitantes pudessem acompanhar as apresentações das turmas do 2º Ano do Ensino Fundamental I. O trabalho trazia como tema O Mundo do Circo e a cada meia hora, entre 11h e 12h30, todos os alunos participaram das apresentações caracterizados de palhaços. Com muita cor e animação, os pequenos palhaços agitavam a plateia. O respeitável público não teve do que reclamar.

Quem também fez apresentações de arrebatar os espectadores foram as turmas do 4º Ano do Ensino Fundamental I. Com a ajuda do professor de música, Nilo Sérgio Sanchez, os alunos faziam uma viagem pelo mundo com as mais diversas canções, tudo com a ajuda de suas flautas. A ideia era mostrar como a música se tornou uma ferramenta de comunicação entre os indivíduos, seja para demonstrar afeto, despertar sentimentos e provocar as mais variadas sensações.

Uma das turmas da 1ª Série do Ensino Médio também deu espetáculo ao falar sobre a vida de uma das maiores cantoras francesas, Édith Piaf. Mas não era apenas uma exposição simples, na qual é possível saber a biografia da artista. A aluna Alice, uma das integrantes do grupo, fazia apresentações simulando um pocket show de Édith Piaf e cantava a canção “Non, je ne regrette rien”, uma das mais famosas da cantora. Toda essa produção foi feita também pelos outros integrantes do grupo: Bruna, Bruno, César, Daniel, Julia, Pedro, Thiago e Victor.

Ao estar no Liceu Pasteur em dia de Mostra Cultural é possível perceber a dedicação e o interesse dos alunos, além do talento para expor os temas propostos. As salas se transformam em vitrines repletas de cultura e palcos para receber verdadeiros artistas.

Clique aqui para ver as fotos do evento
Clique aqui para ver os vídeos em nosso canal do Youtube