Reportagens - 11/10/2016

Manhã Musical 2016

Um dos evento mais esperados pelos pais, a Manhã Musical é sempre um espetáculo que reúne alunos talentosos no canto e no domínio dos instrumentos musicais

Um dos eventos anuais mais esperados no Liceu Pasteur é a Manhã Musical. E quem já pode acompanhar uma das edições dessa atividade sabe muito bem o motivo: os alunos fazem diversas apresentações entre 9h00 e 12h00, que formam um verdadeiro espetáculo com repertório riquíssimo de músicas e muito talento, tanto no canto quanto com os instrumentos.

A Manhã Musical é coordenada pelos professores de música, Nilo Sérgio Sanchez e Mônica Marsola. Os alunos que se apresentam são os que participam das aulas extracurriculares, comandadas por Nilo, e aqueles que fazem parte do Integral, que participam das aulas de músicas em sua programação fixa lecionadas pela Mônica. “No final das contas, as apresentações contam com alunos do Jardim I até a 3ª Série do Ensino Médio”, completa Nilo, reforçando a diversidade de estilos e talentos que é possível ver no palco preparado no pátio do colégio para a Manhã Musical.

Quem chegou logo cedo e pegou as primeiras apresentações percebeu o que estava por vir. Os alunos do 1º Ano agitaram a plateia e já deram o cartão de visitas colocando no setlist a linda canção Asa Branca, composição de Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira. Além da própria força que o próprio gênero Baião já traz, o que chamava a atenção era a sincronia dos instrumentos e a dedicação dos pequenos músicos.

Em meio aos pais orgulhosos pelas performances de seus filhos estavam Antônio e Cristina Fioravante que assistiam a apresentação da filha Isabela, aluna do 2º Ano do Ensino Fundamental I. Eles puderam ver Isabela e seus colegas cantarem canções muito famosas, como Banho de Lua, A Foca e o O Ar. Detalhe para a última canção, que também foi entoada em francês na versão L’Air. Vale destacar que, mesmo cantando, os alunos mostram uma coordenação motora extrema para também tocar os instrumentos, como o metalofone, tambores e pandeiros, entre outros. “As aulas têm como objetivo principal explorar os objetos sonoros e dar ritmo, o que ajuda muito no desenvolvimento da coordenação motora“, acentua a professora Mônica Marsola.

Um estímulo para alunos que querem tocar algum instrumento, mas acham que pode demorar para pegar o jeito, é o Lucas, aluno do 3º Ano do Ensino Fundamental I. Acompanhado de perto pelo pai, Alexandre Taciro, ele não deixou por menos no domínio do teclado. E faz apenas 5 meses que ele tem aulas de música. Aliás, ele foi um dos componentes de uma apresentação que pode ser considerada um dos pontos altos do evento. É quando todos os alunos que fazem parte das aulas extracurriculares sobem ao palco e formam uma grande banda com 11 teclados, mais de 15 violões, guitarra, bateria e voz. Eram mais de 30 alunos em harmonia e paralisando a plateia com cações como Aonde Quer Que Eu Vá, dos Paralamas do Sucesso, e With or Without You, do U2, entre outras.

As irmãs gêmeas e alunas da 1ª Série do Ensino Médio, Julia e Luiza, formaram o time de cantores dessa enorme banda. Elas estão no Liceu Pasteur desde o 6º Ano do Ensino Fundamental I e assim que entraram no colégio já passaram a integrar as aulas de música e fazerem parte do Coral. “Nosso pai gostava muito de Música e sempre nos influenciou. Temos um irmão mais velho que é saxofonista. Então a família sempre esteve muito perto da música”, explicaram as irmãs cantoras.

Assim que acabou a edição 2016 da Manhã Musical, já se cria a expectativa do que virá no próximo ano. E se depender da dedicação e talento dos alunos, a plateia vai continuar a aplaudir muito cada apresentação.

Veja a Galeria de Fotos do evento: clique aqui

New layer...