Reportagens - 17/08/2012

Jogos Esportivos 2012

Homenagem e muito esporte

Liceu Pasteur realiza homenagem para o Dia dos Pais bastante agitada, com muita brincadeira entre pais e filhos.

No mesmo dia, aconteceram os Jogos Esportivos 2012, com um caráter ainda mais especial por ser ano olímpico.

Os pais dos alunos da Educação Infantil do Liceu Pasteur tiveram uma homenagem bastante peculiar na comemoração do seu dia, realizada em 11 de agosto nas dependências do colégio. Eles não ficaram apenas como telespectadores de uma apresentação feita especialmente a eles, como é comum de se ver. Foram convidados a participar de um circuito de atividades que mesclava esporte e muito raciocínio. Pais e filhos suaram a camisa juntos e puderam desfrutar de uma manhã bastante animada e de muita integração de todos. Também foi nesse dia que o colégio realizou os Jogos Esportivos, que contou com uma pitada a mais de incentivo por ser um ano olímpico.

A professora de Educação Física Lilian Samuel foi uma das coordenadoras da atividade. E, para ela, foi uma grande oportunidade para os pais ficarem ainda mais próximos de seus filhos. “Com a correria diária que muitos pais têm na questão profissional, acabam perdendo a chance de ter um tempo para brincar com seus filhos. A ideia foi exatamente essa: proporcionar a eles uma aproximação ainda maior ao fazer com que pais e filhos formassem as duplas para a realização das atividades. É um momento muito especial e fica muito clara a satisfação em ver o desenvolvimento dos filhos mais de perto, quando se dá essa oportunidade como o Liceu fez na comemoração do Dia dos Pais”, justifica.

Entre as atividades estavam brincadeiras com corda, bambolês e cones. Era preciso unir habilidade esportiva com pensamento rápido e sincronismo. É exatamente esse o trabalho que as crianças da Educação Infantil fazem ao longo da semana. “Nós trabalhamos muito na Educação Física com os pequenininhos a parte de movimento, coordenação e psicomotricidade. Foi uma forma de mostrar também a evolução das crianças”, completa Lilian Samuel. Logo depois de muita agitação, os pais também foram presenteados com um café da manhã, no qual tiveram a oportunidade de conversar com outros professores e também de estreitar relações com outros pais que marcaram presença nessa homenagem.

Jogos Esportivos – Nesse mesmo sábado ensolarado e de temperatura amena, aconteceu no Liceu Pasteur a edição 2012 dos Jogos Esportivos. E com um caráter ainda mais especial ao se ter a referência dos Jogos Olímpicos, que foram realizados em Londres. Os alunos ganharam camisetas com o a escrita dos Jogos Esportivos e o símbolo olímpico com os anéis que representam os cinco continentes, o que deixou a atividade ainda mais contextualizada com um importante momento do esporte mundial.

Enquanto as turmas da Educação Infantil corriam e se movimentavam pelas quadras de tênis com brincadeiras como o pega-pega, os maiores se dividiram em times para mostrar disposição e trabalho em equipe nas provas que aconteceram entre as outras quadras e o campo.

Os alunos que cursam a partir do 5º ano do Ensino Fundamental ficaram sob os olhares dos professores Lidia Gonçalves e José Roberto. Para se ter ideia da proposta, em uma das provas era preciso passar um bastão com uma linha na ponta por todos os membros da equipe. Detalhe, por dentro da camiseta. A disputa foi muito animada e todos tiveram que mostrar cooperação com os colegas e muita habilidade.

No campo, os professores James Toledo, Adriana Bomans, Walter Escobar, Alcione de Almeida e Sonia Franco de Carvalho ficaram responsáveis pela distribuição dos alunos do 1º, 2º, 3º e 4º anos do Ensino Fundamental entre as práticas esportivas do basquete, futebol, queimada e câmbio (espécie de voleibol para crianças). Mas a professora Sonia foi bem clara e deu o tom do que são os Jogos Esportivos do Liceu Pasteur: “Nossa prioridade não é estimular a competição. Nossos Jogos Esportivos são uma grande brincadeira e uma chance dos alunos criarem uma ligação maior entre eles”.

Galeria de fotos dos Jogos Esportivos