Liceu Pasteur - Ensino Médio, Fundamental

Notícias / Reportagens

Voltar
Reportagens - 23/03/2015

Jogos de Raciocínio - Edição 2015

Edição 2015 dos Jogos de Raciocínio do Liceu promoveu aos alunos, mais uma vez, forma descontraída e objetiva de ampliar e praticar seus conhecimentos. O resultado foi mais do que positivo e contou com enorme participação dos estudantes e seus familiares

Expandir seu conhecimento matemático por meio de atividades que envolvem a interatividade e a prática de exercícios físicos. Seria possível o método? O Liceu Pasteur comprovou que essa proposta diferenciada eleva o conhecimento dos alunos com relação à matéria, além de também dividirem as experiências com seus familiares, por meio de mais uma edição dos Jogos de Raciocínio. A organização do evento também contou com preciosa ajuda dos alunos do Ensino Médio, dentro das propostas do programa O Líder em Mim.

Tradicional ação elaborada pelo colégio, a edição 2015 dos Jogos de Raciocínio apresentou aos alunos atividades como Xadrez, Damas, Dominó e Shogi, entre outras. A principal novidade deste ano ficou por conta da Gincana Matemática, que foi realizada utilizando as principais instalações poliesportivas do Liceu (campo e quadras). Na atividade, os alunos e seus pares, pais ou amigos, tinham que resolver questões matemáticas e praticar exercícios de cunho esportivo, como, por exemplo, basquete e corrida entre os obstáculos. A primeira dupla que acertasse as nove provas obrigatórias seria a vencedora

Os vencedores da Gincana Esportiva foram os alunos Mário, da 3ª Série P, e Gustavo Souza, do 9º Ano Q. A dupla comprovou um dos pontos mais positivos que o colégio proporciona aos alunos, independentemente da idade, que é a amizade. Mário encontrou com Gustavo durante o evento e fez o convite ao amigo para participarem, juntos, da atividade. O entrosamento e o conhecimento de ambos resultaram na conquista.

“Foi muito legal porque o Mário veio falar comigo e me convidou para formarmos a dupla. Até pensamos numa estratégia antes de elaborarmos as provas. Deu muito certo a nossa ideia e conseguimos resolver as atividades e conquistar o primeiro lugar”, disse Gustavo.

 “O importante também é ajudarmos os amigos, e um trocar conhecimento com o outro. Mesmo o Gustavo sendo mais novo do que eu, sempre conversamos e temos uma amizade. Então, nada melhor que juntarmos o nosso conhecimento e participarmos da Gincana Matemática. O resultado foi muito bom e espero poder repetir isso mais vezes, seja com o Gustavo ou com outros amigos”, explicou Mário.

Aluno e professor – A sala 11 da escola estava reservada para as atividades de jogos de tabuleiro. Quem passava por lá podia jogar e conhecer mais sobre Xadrez, Shogi e demais brincadeiras de raciocínio. Coube ao Marcos, aluno que está no seu último ano de Liceu, a incumbência de ser o professor da galera. Ele conhece o passo a passo de todas as atividades e não perdia uma só oportunidade de dar dicas a quem se mostrava interessado.

“O principal intuito dos Jogos de Raciocínio é proporcionar aos alunos e convidados uma forma de ampliar seu conhecimento sobre a Matemática. E na sala de jogos isso foi muito praticado, pois consegui ajudar muitas pessoas a entender a importância de cada jogo, principalmente pela parte da prática do raciocínio. O que mais chamou a atenção do público foi o Shogui. O jogo é de origem oriental e pouco conhecido no Brasil, entretanto acredito que todos que passaram por aqui aprenderam mais sobre o jogo e, claro, vão falar sobre ele para os amigos e conhecidos. Assim, a tendência é que o Shogi se torne cada vez mais conhecido”, comentou o aluno.  

A presença de um visitante ilustre realçou o sucesso da sala 11. O famoso cozinheiro internacional Olivier Anquier marcou presença no evento. Ao lado dos seus sobrinhos Ana, de 5 anos, e Carlos, de 7 anos, que já estudam no Liceu, Anquier era um dos que procuravam aprender mais sobre os jogos. Francês que vive no Brasil desde 1979, a figura famosa no cenário gastronômico brasileiro falou sobre a importância do Liceu na vida de seus sobrinhos. Além disso, ressaltou o fato do colégio proporcionar atividades que envolvam a família no ambiente escolar.

“As crianças se adaptaram rapidamente ao colégio e tenho percebido que a cada dia eles estão ampliando seus conhecimentos, principalmente a questão cultural. O Liceu Pasteur está de parabéns por desenvolver ações que promovem a aproximação da família com o ambiente escolar. Assim, creio, o colégio estará ampliando o seu vínculo de importância com os estudantes”, enfatizou Olivier.

Resultado – As responsáveis por toda a elaboração do plano de atividades da edição 2015 dos Jogos de Raciocínio foram as professoras Silvana Dias, Paula Sakurai, Stela Maris Pisanelli e Rosana Almeida.

  Silvana fez questão de explicar qual foi a principal finalidade da Gincana Matemática deste ano. Para ela, o real objetivo era promover a questão diferenciada do conhecimento. “Conseguimos atingir o nosso objetivo. A Gincana Matemática deste ano foi elaborada explorando questões de raciocínio, mas sem o caráter único. O ideal era que a dupla se ajudasse em todos os sentidos. E conseguimos promover essa interação”.

A professora Rosana também acrescentou que até o prêmio para a dupla vencedora foi pensado e aplicado com a função de promover ainda mais conhecimento da matéria aos vencedores. “Os ganhadores levaram um troféu, que representou a conquista do primeiro lugar, e um jogo de raciocínio. Isso porque entendemos que o ideal é darmos sequência no conhecimento ao aluno. Portanto, o jogo é uma forma de tratarmos da Matemática, para o vencedor, fora do ambiente escolar, de maneira mais descontraída”, disse.

 

Stela Maris agradeceu a dedicação dos alunos que ajudaram na elaboração dos Jogos de Raciocínio. Segundo ela, a participação dos estudantes foi fundamental para que a atividades conseguissem o sucesso que foi alcançado. “Para a Gincana, por exemplo, os alunos tiveram papel fundamental. Eles nos ajudaram com ideias para as atividades que seriam feitas pelas duplas e quais os objetivos de cada uma, atrelados à matemática. Acredito que a edição 2015 dos Jogos de Raciocínio foi mais uma comprovação de que a escola, como um todo, fez um ótimo trabalho”, completou. 

Clique aqui para ver as fotos do evento.


Compartilhe: Voltar