Reportagens - 28/03/2017

Jogos de Raciocínio - 2017

Atividades espalhadas por todo o Liceu Pasteur levaram alunos e pais a enfrentarem desafios que estimulam o pensamento.

A cada novo ano, o Liceu Pasteur busca inovar dentro dos tradicionais eventos realizados em seu calendário extracurricular, como é o caso dos Jogos de Raciocínio. E, neste ano, não foi diferente. Quem passou pelas instalações do colégio, no último dia 18 de março, foi surpreendido até mesmo com a ambientação das salas, corredores e escadas.

Um exemplo bem simples do que se viu nesse dia foram os degraus das escadas que levavam do pátio para o primeiro andar das salas de aula. Quem fez o sobe e desce para participar dos jogos e desafios foi pego com uma série de tabuadas que foram colocadas estrategicamente. Era automático começar a colocar a cabeça pra funcionar ao resolver as contas de multiplicação e esquentar o cérebro para todos os demais jogos disponíveis.

Entre tantas atividades estavam jogos de tabuleiro, o jogo do Cubo Mágico, Xadrez e desafios matemáticos. Mas alguns chamaram muita atenção, como a versão Chaturanga do Xadrez, que possibilita que o jogo seja feito com 4 jogadores. Isso mesmo! O jogador que conseguir vencer um dos outros 3 no tabuleiro compartilhado, ganha a partida.

O professor de Xadrez, Marcus Vinicius, explica que é sempre legal trazer variações do jogo e ficou sempre atento para passar as explicações de regras das novas versões para quem se arriscava. Caso do aluno Rafael, do 3º Ano B do Ensino Fundamental I, e da mãe Cristina Paisana Marim, que jogaram com a aluna Helena, do 3º Ano A, e a mãe Luciana Guerra. “O mais legal é que, tendo a base de conhecimento do Xadrez, é possível jogar esta versão estendida, pois a movimentação das peças e lógica do jogo é a mesma”, alertou o professor Marcus. Pelas reações de quem jogava, a verdade é que a diversão era garantida.

Vale lembrar que os alunos do Liceu Pasteur, que fazem parte do Integral, têm duas aulas por semana de Xadrez dentro do currículo de atividades. No programa das turmas da tarde há uma aula por semana fixa. E do 6º Ano do Ensino Fundamental II até a 3ª Série do Ensino Médio é possível fazer aulas opcionais.

Brincadeira que ensina – Quando o Liceu Pasteur propõe uma atividade, como os Jogos de Raciocínio, em seu calendário de sábados letivos, há uma preocupação em cativar todas as turmas da escola. E, para isso, tudo é pensado cuidadosamente para que pais e alunos venham até o colégio e tenham interação efetiva com as brincadeiras e desafios.

No pátio do colégio, as turmas do Ensino Fundamental II e Ensino Médio, por exemplo, estavam agitadas com os desafios do Passa ou Repassa. Lá, a atividade exigia concentração, trabalho em equipe e muito raciocínio lógico. É uma verdadeira festa, cheia de conteúdos importantes que também ajudam, e muito, a levar ainda mais conhecimento aos estudantes. Do lado de fora, os pais davam aquela força na torcida e até na resolução de um problema ou outro. Além disso, os alunos mais velhos se empenharam em organizar os jogos e em ajudar os alunos mais novos nas diversas atividades propostas, dentro do espírito do programa O Líder em Mim.

Nas salas das turmas do Jardim I e II, o movimento também foi intenso, porém com toda uma roupagem lúdica. Peças de lego usadas para a robótica, por exemplo, foram colocadas à disposição dos pequenos para brincarem à vontade. “Nós trabalhamos conceitos que estimulam a iniciativa da criança em criar e incentivamos o compartilhamento dos brinquedos, por exemplo. São hábitos que devem ser reforçados todos os dias na formação do cidadão”, acentuam as professoras das turmas da Educação Infantil, Ridalva e Sônia.

Clique aqui para ver a Galeria de fotos do evento