Reportagens - 30/03/2016

Jogos de Raciocínio 2016

Jogos de Raciocínio voltaram a agitar o Liceu Pasteur com muitas atrações, como jogos de tabuleiro, origami e exposições sobre matemáticos, entre outras atividades.

O Liceu Pasteur realiza todos os anos os Jogos de Raciocínio, com o intuito de reunir pais e alunos, motivar a interação entre colegas de turma, divertir as famílias e, o mais importante, levar nova carga de conhecimento por meio de jogos, exposições e gincanas.

O evento acontece nas salas de aula, no pátio e no campo de futebol. Em todos os lugares, o que se vê são atividades de raciocínio e muita informação com base, principalmente, na Matemática. Quem esteve presente pode participar da Oficina Tangran, praticar jogos de tabuleiro, aprender mais sobre Origami e mostrar habilidades no Xadrez, além de acompanhar as exposições sobre nomes famosos da Matemática realizada pelas turmas do Ensino Fundamental II.

O que também chama sempre a atenção no evento é a forte presença dos alunos da Educação Infantil e dos primeiros anos do Ensino Fundamental. Luisa, aluna do Jardim II, era o exemplo de concentração para resolver a difícil tarefa de fazer os encaixes exatos das peças no tabuleiro do famoso e antigo jogo Cilada. Atenta a cada detalhe, ela estava acompanhada da mãe Flávia e do pai Ricaro Odagiri. “Estamos sempre presentes no evento do Liceu Pasteur. É importante essa integração e o complemento educacional no caso dos Jogos de Raciocínio”, acrescenta o papai Ricardo.
  Outro aluno que estava bastante focado a cada detalhe das atividades era Arthur, também do Jardim II. É o segundo ano dele no Liceu Pasteur, e os pais Gustavo e Daniela Gianini estão muito satisfeitos com a evolução do filho. A prova é que o irmãozinho de Arthur, Rafael Gianini, de seis meses, já é um futuro aluno do colégio. “Nós gostamos muito do Liceu Pasteur. Se tivesse a possibilidade de já inserir o Rafael na instituição, teríamos feito, com certeza. Estamos só esperando dar a idade certa para fazer a matricula”, reforçou a mãe Daniela

De pai para filho – Por todos os lados, o que se vê no Liceu Pasteur em dias de Jogos de Raciocínio é uma troca intensa de conhecimento entre colegas e entre pais e filhos. Muitos dos estudantes são estimulados a praticar algum jogo de tabuleiro, como o Xadrez, pelo incentivo e conhecimento do pai.

Seguindo esta lógica, Leonardo, aluno do 4º ano do Ensino Fundamental I, estava dando uma canseira no papai Sebatien De Rosa no Xadrez. Os dois estavam bastante atentos a cada movimento e nas estratégias. O que se via era que Leonardo aprendeu direitinho com o pai. Mais que isso: ele garante que já é melhor. “Aprendi com meu pai, mas hoje eu sou melhor”, dispara Leonardo, sob o olhar orgulhoso do pai.

Exposição e competição – Parte das salas de aulas também foi reservada para que os alunos do 9º ano realizassem exposições contando um pouco sobre importantes matemáticos da História ao redor do mundo.

A disposição era incrível em revelar as proezas desses pensadores que influenciaram a humanidade e nos deram as bases para ter os avanços que temos no mundo moderno. Era o caso do grupo formado pelas alunas Cláudia, Vivian, Giulia e Luiza. A animação delas e dos outros grupos é emblemática para mostrar que é possível se divertir e aprender (e muito) ao mesmo tempo.

Paralelamente a tudo isso, as turmas do Ensino Fundamental participavam de uma gincana muito animada no pátio do colégio. Para ganhar pontos, era preciso ser mais rápido na resolução dos problemas matemáticos, trabalhar em equipe e, acima de tudo, estar bem atento às pegadinhas das tarefas. Enquanto isso, os pais faziam sua parte com aquela força na torcida.

Programa O Líder em Mim – Vale ressaltar também a preciosa participação dos alunos do Ensino Médio, que, além de ajudar a bolar algumas das gincanas, estavam presentes por todo o evento, ajudando em diversas frentes as professoras Silvana e Paula, coordenadoras do evento. Dentro do maior espírito da proatividade preconizada pelo programa O Líder em Mim, eles davam informações sobre locais e horários de cada jogo e organizavam a participação dos alunos menores em diversos jogos.

Clique aqui para ver a galeria de fotos do evento