Reportagens - 21/03/2014

IV Jogos de Raciocínio

Que tal aprender Matemática brincando? Esta é uma das propostas do Liceu Pasteur dentro da programação dos Jogos de Raciocínio, que aconteceu no último sábado e contou com participação de pais e alunos

A quarta edição dos Jogos de Raciocínio, que aconteceu no último sábado (15/03), abriu a série de finais de semana letivos da Instituição em 2014. O dia mesclou descontração e concentração para alunos e pais, que puderam participar de atividades diversas com o objetivo de estimular o raciocínio lógico e as habilidades aritméticas.

Pelas salas do colégio era possível encontrar atividades como Xadrez gigante, Origami, Tangram e demais jogos de tabuleiro. Entre as novidades desta edição, os destaques foram o bingo matemático e a gincana. O primeiro era uma espécie de “teste do saber”, pois as professoras não falavam o número presente na bolinha que era sorteada. Entretanto, elas explanavam um problema e o resultado era o número sorteado. Já a gincana fez com que os participantes percorressem vários ambientes da escola. As duplas, formadas pelo aluno e um de seus familiares, buscavam solucionar problemas lógicos para conquistar fitas a cada nova etapa. Além disso, foram surpreendidos ao longo do circuito por alunos disfarçados, que estavam dispostos a pegar as fitas presentes em seus braços. Foi uma verdadeira aventura e quem conquistou o maior número de fitas saiu vitorioso.

A sala 07 foi palco da prática do Xadrez gigante. O espaço sempre lotado contou com a força-tarefa dos alunos Bruno Leite, Vinicius Avanso, Arthur Campos, Bianca Luppi e Ana Vitória para organizar as partidas e orientar quem se aventurava pela primeira vez no grande tabuleiro. “As técnicas do Xadrez ajudam na melhoria dos estudos. Aqui no Liceu Pasteur, nós aprendemos a compreender cada vez mais os benefícios proporcionados pelo jogo na melhora do raciocínio para realização de tarefas do dia a dia. Sinto-me feliz de poder passar um pouco do meu conhecimento para os alunos mais novos, pois eles também estarão no meu lugar em breve”, explicou Vinicius Avanso, que há 13 anos estuda no colégio.

Você já jogou Shogui? – Shogui, também conhecido como Xadrez japonês, é um jogo que faz muito sucesso entre os alunos do Liceu Pasteur. No dia dos Jogos de Raciocínio, o Shogui não poderia ficar de fora das atividades para que os alunos colocassem em prática seus conhecimentos sobre o jogo, que exercita a mente e a capacidade de concentração.

Para quem quisesse aprender um pouco mais sobre o Shogui, bastava chegar próximo da mesa composta por duas jogadoras que não piscavam um só segundo. As irmãs gêmeas Julia Pires e Luiza Pires davam verdadeiro show de conhecimento. Estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental ll, as meninas conheceram o Shogui em 2013. A partir daí, não deixaram mais de praticar e se apaixonaram pelo jogo oriundo do continente asiático. “Ele pode parecer complicado, mas não é. É só treinar e ele se torna bem fácil”, explicou Julia. “O legal do Shogui é que existem competições brasileiras e praticá-lo é uma maneira de exercitar a concentração”, arrematou Luiza.

De braços abertos – Os Jogos de Raciocínio é mais uma oportunidade que o Liceu Pasteur proporciona para que os pais possam passar mais tempo com os seus filhos, principalmente no ambiente escolar. Sueli Carvalho Mathias foi umas das mães que aproveitaram o evento para ver mais de perto esse clima de integração tão importante para a harmonia no ambiente da escola. Ela é mãe da aluna Gabriela Mathias, do 8º ano do Fundamental ll, que é uma das alunas recentes do colégio.

“É o primeiro ano que a minha filha estuda no Liceu Pasteur. Conheci a estrutura do colégio em 2013 e a forma como o estudante tem contato com o conhecimento me convenceu de que era o lugar certo para ela. Com certeza, ações como estas estimulam o conhecimento e complementam o que se aprende em sala de aula. Tudo leva a conquistas relevantes no futuro. Na antiga escola em que ela estudava, não tínhamos ações semelhantes. Isso me deixa ainda mais feliz pela escolha que fiz para a minha filha”, completou Sueli Mathias, que ainda revelou que sua outra filha, Isabela Carvalho Mathias, também deverá ser aluna do Liceu Pasteur no ano que vem.

Preparação – Para que tudo aconteça de maneira impecável, os professores responsáveis pela organização dos Jogos de Raciocínio começaram a planejar o evento desde o início do ano. Todas as brincadeiras foram elaboradas e selecionadas pelo time composto por James Toledo, Silvana Dias, Stella Maris Pisanello, Paula Sakuri e Rafael Incao.

James Toledo, Mestre Internacional de Xadrez, é professor na Instituição. Os alunos não escondem o carinho pelo mestre. No último sábado, ele também não fazia questão alguma de esconder a felicidade ao ver as salas e mesas lotadas, com a participação em massa das crianças e de seus familiares em todas as atividades. “É gratificante saber que estamos contribuindo para um convívio maior entre pais e filhos, por meio da prática de atividades que capacitam o intelectual e ajudam a formar cidadãos mais esclarecidos”, argumentou o professor que já carrega no currículo dez anos de atuação na escola.
  A professora Silvana Dias destacou que o objetivo foi cumprido. “Nosso foco era fazer com que os pais participassem e percebessem o que esse tipo de atividade proporciona aos alunos na questão do aprendizado”, enfatizou. Stella adiantou que os planos para 2015 já estão em pauta. “Já daremos início ao planejamento para o ano que vem. Faremos um balanço de tudo o que aconteceu neste dia de atividades. Foi seguindo esse método que conseguimos sempre apresentar novidades, como foram vistas neste ano. O sucesso dos Jogos de Raciocínio está na grande adesão dos alunos”, concluiu.

Ver Galeria de fotos do evento: clique aqui