Liceu Pasteur - Ensino Médio, Fundamental

Notícias / Reportagens

Voltar
Reportagens - 13/06/2011

Francês desde pequenininho

Liceu Pasteur coloca em prática projeto de atividades bilíngues para turmas da Educação Infantil e
reforça a presença do idioma francês no início da alfabetização e da vida acadêmica dos alunos.

Os alunos da Educação Infantil do Liceu Pasteur foram surpreendidos no início das atividades escolares deste ano. Ao entrarem na sala de aula, as crianças na faixa etária de 4 a 5 anos que estudam em Período Integral foram recepcionadas por um número maior de professores. A novidade trouxe impacto ainda maior quando notaram que estes novos instrutores falavam línguas diferentes: Português e Francês. Isto mesmo, os pequeninos do Liceu Pasteur, que passam boa parte de seu tempo na Instituição, foram incluídos em novo projeto. A partir de agora, são acompanhados de perto pela tutora titular e por uma professora da língua francesa. O objetivo é introduzir, ainda no começo da formação acadêmica destes alunos, uma língua estrangeira de forma mais lúdica. E a escolha do Francês está atrelada ao histórico da Instituição, que tem origem franco-brasileira.

O planejamento das atividades com acompanhamento bilíngue foi realizado ao longo do segundo semestre do ano passado. Capitaneado pela diretora pedagógica Stella Palmisano, o projeto era um desejo antigo da Instituição. Quem conhece o Liceu Pasteur sabe que já é tradicional, ainda nos primeiros passos da vida escolar, o aluno ter maior contato com o idioma francês. Vale descrever um pouco a estrutura da Instituição para entender de forma ainda mais clara a filosofia aplicada. A Instituição conta com duas unidades. Uma delas, a Casa Santos Dumont, está localizada à Rua Vergueiro e foi concebida para os filhos de pais europeus – a maioria franceses – que vivem no Brasil.  
diretora pedagógica Stella Palmisano

Já na sede, localizada à Rua Mayrink, os alunos em geral são brasileiros e, apesar de terem aulas ministradas regularmente em Português, sempre tiveram alta carga do idioma francês em sua programação curricular. E é nesta unidade que a atividade bilíngüe agora ganhou corpo. “Os pais dos nossos alunos também nos davam sinais de que gostariam que houvesse uma intensificação do idioma francês para os mais novinhos. Apenas com as aulas de Francês, que já faziam parte da grade, perceberam um desenvolvimento maior dos filhos na questão linguística. Ao se ter o acompanhamento em tempo integral, a capacidade de absorção cresce significativamente. Então, resolvemos tirar do papel o projeto que era desejo mútuo”, completa Stella Palmisano.Esta unidade tem currículo escolar que segue a linha europeia com as aulas lecionadas em Francês, mas com boa carga de aulas em Português no cronograma didático.

 

Atividades como natação, judô, balé, música, atividade ecológica, xadrez, tênis, teatro e circo são praticadas pelos alunos da Educação Infantil que freqüentam o Período Integral. Entre um golpe e outro do judô ou uma coreografia mais elaborada na aula de balé, meninos e meninas recebem doses de orientação em francês.  “Mas não é apenas uma repetição do que o professor fala em português. No meio de uma conversa mais informal entre os professores e alunos, os idiomas se misturam no contexto. Assim, os alunos passam a entender o significado das palavras e a pronúncia correta de forma muito natural”, argumenta a diretora pedagógica do Liceu Pasteur.

A sensibilidade de Stella Palmisano do sucesso das atividades bilíngues é enriquecida pelo retorno dado pelos próprios pais. Em pouco mais de três meses de trabalho não são raros os relatos de pais que perceberam os filhos relacionarem cores, números e saudações à língua francesa. “Contam ainda que os filhos cantam a plenos pulmões as canções que aprendem em sala de aula, tudo em Francês”, reforça a diretora pedagógica.

Aprender novos idiomas é uma necessidade cada vez maior no nosso mundo cada vez mais globalizado. Além do Francês, o Liceu proporciona aulas de Inglês e Espanhol a seus alunos, tomando o cuidado, de natureza pedagógica, de não introduzir dois idiomas ao mesmo tempo a seus alunos. Desta forma, as aulas de Inglês começam a ser ministradas já no 1º ano do Ensino Fundamental e as de Espanhol no 6º ano. Todos os três idiomas são oferecidos a todos os alunos até a 3ª série do Ensino Médio.

Por toda a parteO Francês é mesmo um idioma que está por toda a parte dentro do Liceu Pasteur. Atualmente a escola conta com a assessoria da Sra. Fabienne Ferragne, especialista indicada pelo Consulado Geral da França em São Paulo para auxiliar no desenvolvimento do aprendizado da língua francesa dentro do contexto pedagógico da escola. Depois de ter as atividades bilíngues no Integral e ingressar no Ensino Fundamental, o contato com o Francês é mantido com as aulas dentro da grade curricular, além de pitadas do idioma e da cultura francesa nas atividades extracurriculares. Por falar em pitadas, uma das atividades que servem de exemplo é a aula de Culinária. Além do próprio idioma, os estudantes também têm contato com receitas da gastronomia francesa. “Mais que ensinar uma segunda língua, o intuito é enriquecer o conhecimento da cultura da França”, explica Stella Palmisano.

Também estão sendo elaboradas atividades audiovisuais periódicas em francês para todas as turmas. “Vale lembrar que no Ensino Médio também criamos novos métodos para intensificação do aprendizado de idiomas com aulas semanais e divisão de grupos com foco na conversação”, arremata a diretora pedagógica do Liceu Pasteur.

 

Compartilhe: Voltar