Reportagens - 29/09/2017

Exposição de Robótica e Apresentação Musical

Manhã Musical e Exposição de Robótica movimentaram o Liceu Pasteur no último dia 23 de setembro.

O Hábito 7 do Programa O Líder em Mim é aquele que devemos trabalhar para desfrutar melhor a vida. O nome desse hábito usa uma metáfora musical, "Afine o instrumento", para sinalizar que devemos estar sempre investindo em sermos melhores de uma maneira plena, o que envolve cuidarmos bem do corpo, mente, coração e espírito. O Liceu disponibiliza a seus alunos uma série de atividades extracurriculares que os ajuda nesse sentido. Por exemplo, os alunos do Jardim II até o 5º Ano, que integram as turmas do período Integral do Liceu Pasteur, contam com aulas de Música como uma das atividades regulares ao longo de todo ano. As aulas acontecem semanalmente e são coordenadas pela professora Mônica Marsola do Carmo. O resultado do trabalho é apresentado anualmente no evento já tradicional no colégio: a Manhã Musical. Neste ano, as apresentações foram realizadas na Sala de Exposições, que se tornou um auditório cheio de pais, familiares e amigos orgulhosos por tanta dedicação e talento que permearam as apresentações.

A Manhã Musical, realizada no último dia 23 de setembro, começou às 09h00 e se estendeu até o início da tarde. Durante todas as apresentações, era possível perceber como os alunos trabalham em equipe para manter a harmonia na execução das notas e para dar o tom de cada instrumento, além da afinação na hora de cantar. Para a professora Mônica, é importante ressaltar que os ensinamentos levados aos estudantes durante as aulas de música vão além de ritmos e acordes. “O resultado que se vê nas apresentações é o produto final de muito trabalho em sala. Reforçamos a importância de cada um com seus instrumentos para que tudo saia perfeito. Isso envolve trabalho em equipe, concentração e muito estudo”, acentua a professora.

As turmas do Integral têm contato com uma série de instrumentos. E todos são incentivados a aprender um pouco de tudo, como violão, bateria, xilofone, teclado e instrumentos de percussão. “Muitos têm preferências para determinado instrumento. A bateria, por exemplo, é a queridinha deles. Mas, ao longo do ano, eles são levados a experimentar tudo. Depois percebem suas próprias aptidões e muitas vezes passam a gostar mais de outro instrumento”, revela Mônica.

Uma parte das apresentações musicais também aconteceram entre 10h30 e 11h30 no pátio do colégio. Lá estavam as turmas dos 3º e 4º Anos do Ensino Fundamental I, que contam com aulas de flauta dentro do programa curricular. As aulas são comandadas pelo professor Nilo Sérgio Sanchez, que durante a apresentação tem o desafio de fazer com que dezenas de alunos estejam em plena sintonia e com muito fôlego para realizar a apresentação.

Um dos alunos que subiram ao palco foi Mateus, que está no 3º Ano e estuda no Liceu Pasteur desde o 1º Ano do Ensino Fundamental I. A performance de Mateus foi acompanhada de perto pelos pais Marcos e Eliene, que estão sempre ao lado do filho nos eventos realizados pelo colégio. “O Liceu tem nos proporcionado momentos muito especiais em família. Estamos presentes em todas as atividades que nosso filho participa”, conta Marcos.

Robótica – Ao mesmo tempo em que aconteciam as apresentações musicais, era possível acompanhar a Exposição de Robótica. A Robótica também é uma atividade regular no programa das turmas do Integral e opção extracurricular para os alunos do 4º Ano do Ensino Fundamental I até o 9º Ano do Ensino Fundamental II.

As aulas de Robótica ficam por conta de Fernanda Costa, que, durante a exposição, se desdobra para atender os pais que querem entender ainda melhor os trabalhos desenvolvidos pelos filhos. Ela explica que há vários estágios dentro da Robótica, dependendo da idade do aluno. “Para as turmas do Jardim II até o 2º Ano, abordamos a Educação Tecnológica usando brinquedos de encaixe, que ajudam a entender um pouco sobre o padrão nas estruturas montadas, além de estimular a criatividade”, complementa Fernanda.

A partir do 2º Ano, os alunos já passam a mesclar a montagem de objetos com a capacidade de dar movimento a eles por meio de softwares de programação. “Já é possível ver trabalhos mais robustos, que envolvem movimentos que foram determinados na programação que os alunos fizeram no computador. O interessante é que eles conseguem ter contato com informações sobre tecnologia, que complementam tudo que eles já vivenciam no dia a dia, e podem colocar a imaginação pra funcionar na prática”, acentua a instrutora.

Quem acompanhou as apresentações musicais e viu os trabalhos feitos pelos alunos da Robótica teve a certeza de que as atividades que complementam as disciplinas do programa curricular ajudam a lapidar o intelecto e a personalidade do estudante.

A professora Mônica faz uma análise muito interessante. “Quando o aluno se prepara para iniciar a apresentação musical, é claro que ele está nervoso. É preciso lidar com aquele sentimento e seguir em frente. Ao dominar a ansiedade ainda jovem, ele terá mais habilidade para enfrentar as situações que vão aparecer ao longo de toda a sua vida”, concluiu a professora.

Clique aqui para ver a Galeria de Fotos dos eventos