Reportagens - 22/04/2014

Encontro com Profissionais - 2014

Encontro Profissional reúne profissionais de diversas áreas para levar mais informações aos alunos. Evento pretende auxiliar estudantes desde cedo para que a decisão ao final do Ensino Médio seja acertada.

A preocupação do corpo docente e da diretoria do Liceu Pasteur com a escolha profissional de seus alunos começa bem antes do momento em que eles realmente terão que tomar uma decisão. Em geral, o estímulo maior é dado quando o estudante já está perto de prestar o Vestibular e cursando a 2ª ou 3ª Série do Ensino Médio. Porém, no Liceu Pasteur o auxílio para uma melhor orientação já começa no 9º Ano do Ensino Fundamental e se estende até o dia em que sairão pela porta do colégio com o diploma na mão.

A Orientadora Educacional Teresinha Peralta, encarregada da organização do Encontro Profissional deste ano, realizado no último dia 12 de abril, ajuda a entender a essência do papel do colégio como mentor dos alunos no encaminhamento de uma escolha profissional mais segura. “A escolha profissional é uma construção desenvolvida aos poucos e, por isso, é preciso que o jovem ganhe confiança em si e adquira maturidade e autonomia para vencer esse desafio. Pais, familiares e educadores devem respeitar todos os passos no caminho dessa escolha, e apoiar o jovem na decisão que deve ser livre e consciente”, acredita Teresinha.   Teresinha Peralta

Mas nada como estar frente a frente com um profissional da área para entender quais são as vantagens e desvantagens de determinada profissão. O projeto do Encontro Profissional do Liceu Pasteur teve neste ano sua 5ª edição dentro do novo formato, que reúne profissionais de uma mesma área para palestrar aos estudantes, sendo que todos os convidados a falar sobre sua carreira são ex-alunos do colégio. “A ideia é ter duas gerações de uma mesma profissão. É importante entender quais são as impressões de quem está na área há pouco tempo, como um formando mais recente, e também trazer a experiência de quem já está há mais tempo no mercado”, explica Cláudio Kassab, Vice-Diretor Geral da Instituição.

No Encontro Profissional deste ano, os alunos puderam tirar suas dúvidas e conhecer mais sobre Engenharia, Jornalismo, Tecnologia da Informação, Direito, Arquitetura, Medicina Veterinária, Marketing e Medicina. “Procuramos saber quais são as áreas com maior interesse por parte dos nossos alunos, mas também sempre escolhemos alguma menos procurada, até para que os alunos tenham noção das diversas alternativas para seu futuro profissional”, revela a Orientadora Educacional.

Um dos cursos com muita procura é o de Jornalismo. Os profissionais que palestraram foram Patrícia Falcoski, hoje repórter da Rede Globo para os telejornais Bom Dia São Paulo e SPTV, e Rafael Alaby Martins Ferreira, que já teve passagens pela Rede Bandeirantes e hoje atua em mídias digitais na cobertura esportiva. Eles ressaltaram que há muitas dúvidas dos alunos sobre o dia a dia da profissão, quais são as responsabilidades de um jornalista e também a carga de trabalho. “Um dos pontos importantes é entender que o jornalismo é um profissão de muita dedicação. Para quem quer ir para a área de esportes, é ainda mais complicado, pois final de semana passa a ser período regular de trabalho”, conta Rafael. Já Patrícia deu dicas referentes à qualificação. “É essencial um aprimoramento em idiomas, procurar estagiar na área assim que possível e estar disposto a enfrentar qualquer desafio”, aconselha.

As alunas Ana Carolina, Isabella e Maria Beatriz   As alunas Ana Carolina, Isabella e Maria Beatriz estão na 3ª Série do Ensino Médio, mas ainda contam com algumas dúvidas. Tanto é verdade que foram a mais de uma palestra. Para as três, ficou a impressão de que poder ouvir o que eles têm a dizer sobre a profissão é algo fundamental na tomada de decisão. Também aproveitaram para continuar a sanar as dúvidas no Ponto de Encontro, onde os profissionais convidados ficam em bate-papo mais informal com os estudantes que quiserem mais detalhes após as exposições feitas durante a palestra.

Uma das áreas escolhidas e que despertou a atenção dos estudantes foi a Medicina Veterinária. A palestrante Ana Paula Okamoto contou que muitos não imaginam a gama de possibilidades na profissão. “Na Medicina Veterinária há várias formas de atuar. A maioria conhece mais o médico veterinário de animais de estimação, mas a indústria de alimentos e saúde traz uma enorme demanda, além de outras áreas como representação comercial, saúde pública, trato com grandes animais e reprodução”, detalha Ana Paula, formada no Liceu em 2005 e que atua em clínica para pequenos animais.

Vitor Lucas, palestrante da área de Arquitetura, aproveitou o momento e a estrutura dada pelo Liceu Pasteur para complementar sua palestra. Ele falou um pouco do que é a profissão, mas com imagens mostrou maquetes eletrônicas de projetos tocados por ele em fachadas voltadas ao mercado imobiliário. “As imagens ajudam a mostrar o que é realmente o meu trabalho. E também ficou claro que isso chama a atenção deles”, afirma Vitor.
Vitor Lucas

Final do evento

Ao final do evento, todos os palestrantes e o corpo docente do Liceu Pasteur fizeram o registro de mais esta edição no jardim central do colégio. E a instituição agradece a todos os profissionais convidados pela participação: José Luiz Belderrain, Adrian Yu Yoneda, Patrícia Falcoski, Rafael Alaby Martins Ferreira, Rafael Frauenhola Ferreira Dias, Elcio Lora, Roberto Correa de Mello, Paula Virginia Bifano, Vladir Bartallini, Vitor Lucas, Eduardo Harry Birgel Jr., Ana Paula Okamoto, Sergio Ortiz de Camargo, Larissa de Souza Silva, Paulo Celso Freire e Anna Claudia Domingues.

Ver galeria de fotos: clique aqui