Liceu Pasteur - Ensino Médio, Fundamental

Notícias / Reportagens

Voltar
Reportagens - 06/12/2013

Encerramento do Ensino Médio

Cerimônia realizada na Capela São Francisco de Sales é tradicionalmente marcada pela emoção e por homenagens aos alunos, pais, professores e funcionários do Liceu Pasteur.

A cerimônia do final do ano letivo dos alunos da 3ª Série do Ensino Médio do Liceu Pasteur, realizada tradicionalmente na Capela São Francisco de Sales, é sempre um evento carregado de mensagens e muita emoção. Professores, diretores e alunos passam quase duas horas relembrando momentos da jornada de cada um na Instituição e refletem sobre o futuro. É difícil passar a quem não está presente como é forte a carga emocional dentro da Capela. Mas, para tentar levar a todos um pouco do que representa aquele momento, e qual o legado deixado pela escola, seus professores e funcionários aos alunos, vale reproduzir um trecho do discurso feito pelo formando Cassiano Ribas no fechamento da cerimônia: 

 

Aqui no Liceu, galgamos o cume de um monte de onde se descortinam vários caminhos. Caminhos esses que serão percorridos de acordo com a vocação e as escolhas de cada um. Trajetórias distintas, mas, por mais diferentes que possam ser, sempre teremos algo em comum que é o espírito do Liceu. O espírito de união, de respeito, de coletividade, de evolução individual, dentre outras tantas qualidades que adquirimos nesta escola, que poderia passar o dia inteiro a enumerá-las. Entretanto, não conseguiria deixar de citar algo exclusivo de nosso colégio: a valorização dos laços afetivos. Tanto entre os alunos, quanto entre nós e os funcionários, sempre atenciosos, dispostos a nos ajudar em qualquer situação, indo além de suas funções e demostrando verdadeira preocupação por meio de simples gestos de carinho e afeto".

Apesar de ser um texto escrito por Cassiano, esse sentimento de que o Liceu Pasteur vai além de uma Instituição de ensino não é exclusividade dele. Qualquer um que pedir a quem já passou por aqui uma definição da escola ouvirá o seguinte: O Liceu é uma grande família! E a formatura é um bom termômetro para provar o que falam. Alunos se tratam como irmãos, abraçam uns aos outros e choram pela emoção da conquista, mas também pela saudade que já começa a apertar o coração de todos. Há um envolvimento dos pais com o que acontece na Instituição. E famílias, que se aproximam por conta dos estudos, acabam por se juntar além das fronteiras da escola. 

Danielle Yuka Kobata é outra formanda que não pensa duas vezes em dizer que o Liceu Pasteur foi sua segunda casa. Ela também faz questão de enaltecer o trabalho dos professores. “Eles não ficam apenas presos a passar os conteúdos das disciplinas em sala de aula. Eles são conselheiros, conhecem os alunos e formam cidadãos responsáveis prontos para encarar o mundo lá fora”, considera Danielle, que sabe que ela mesma terá um desafio enorme pela frente ao optar pela formação em Medicina, porém tem certeza de sua capacidade. “O Liceu Pasteur lhe deixa pronto para esses desafios. Tenho esperança de alcançar meus objetivos nestes primeiros processos seletivos das faculdades que prestei. Acredito que todos os meus colegas também estão muito esperançosos”, complementa. 

 

Cerimônia – O evento começa com uma cerimônia de Ação de Graças, conduzida pelo Capelão Pe. Marius Rossier, que é o primeiro a parabenizar alunos, pais e professores por aquele momento especial. Ele reforça que é hora de agradecer por todas as conquistas e preparar a alma e o corpo para as demais que se seguirão a partir daquele dia.

  Quem também passou sua mensagem aos alunos foi o Diretor Geral do Liceu Pasteur, Dr. Moacyr Expedito Marret Vaz Guimarães, que não titubeou em frisar a todos os formandos que eles têm tudo para serem vencedores e devem ostentar o diploma do Liceu com muito orgulho. Na sequência, o Vice-Diretor Geral, Cláudio Kassab, agradece a confiança de todos na Instituição e deixa claro que a turma de formandos está apta a enfrentar todos os desafios que aparecerem. Quem também deixou sua homenagem foi a Diretora Pedagógica, Stella Palmisano, com a leitura do texto Amizade, de Érico Veríssimo.
   

Entre outros momentos de emoção, podemos destacar ainda os discursos da Professora Vera Lúcia, patronesse da turma de 2013, e a Professora homenageada, Nurimar de Almeida. Elas não contiveram a emoção ao relembrar os momentos ao lado dos alunos e de como eles também são importantes nas vidas de seus professores. 

“Estou emocionada e vocês sabem o que estou sentindo. Quero agradecer por tudo o que eu também aprendi com vocês”, arrematou a professora Vera Lúcia.

Para encerrar a cerimônia, os alunos presenteiam os pais com uma rosa que simboliza a gratidão por toda a confiança investida neles. A emoção chega ao ápice com abraços e olhos cheios de lágrimas. Uma mistura de felicidade e saudade, mas com a certeza de que cada um que carrega o diploma do Liceu Pasteur está mais do que gabaritado a escrever sua história, profissional e pessoal, com muito sucesso.

Veja a Galeria de fotos - clique aqui

Compartilhe: Voltar