Reportagens - 18/12/2017

Encerramento do Ano Letivo de 2017

Cerimônia realizada no último dia 9 de dezembro foi marcada por momentos especiais e muita emoção dos discursos da direção, professores e formandos

A cerimônia de formatura do Ensino Médio do Liceu Pasteur é sempre marcada por muita emoção. E neste ano não poderia ser diferente. Tradicionalmente realizado na Capela São Francisco de Sales, o evento contou com uma série de momentos especiais, com os discursos da direção, professores homenageados e dos próprios formandos, além de todo a atmosfera inerente de um momento tão importante na vida escolar de qualquer estudante.

Entre tantos conselhos e palavras dirigidas para os alunos que passaram por mais essa etapa, o que fica mais evidente é que agora eles estão prontos para seguir a vida com suas novas escolhas. É hora de refletir sobre os anos vividos no colégio e aproveitar ao máximo os aprendizados absorvidos até aqui e colocá-los em prática na nova caminhada.

O Vice-Diretor Geral do Liceu Pasteur, Cláudio Kassab, aproveitou para parabenizar a todos e deixar um recado. “Hoje se fecha um ciclo muito importante. E agora vocês serão impactados pelas escolhas que fizeram, como a da profissão que irão exercer. É importante manter sempre a iniciativa, criatividade e a capacidade de trabalhar em equipe para enfrentar as mudanças que estão cada vez mais rápidas no mundo em que vivemos”, reforçou Cláudio Kassab.
  O mesmo tom de aconselhamento predominou no discurso da Diretora Pedagógica Stella Palmisano. Ela lembrou que dentro do Liceu Pasteur há uma filosofia que deve estar sempre viva na cabeça e na atitude dos alunos. “Independentemente do que forem fazer daqui em diante, façam bem feito. Encontrem equilíbrio entre a vida pessoal e aproveitem as amizades aqui feitas e as novas que virão. Acreditem em vocês como nós acreditamos”, completou a Diretora Pedagógica.

A verdade é que os alunos parecem bastante cientes do que fazer para alcançar as metas pessoais e profissionais que desejam. Sabem que é preciso colocar o pé na estrada com confiança, alegria e determinação. Um exemplo disso foi uma das canções escolhidas para a cerimônia: a música tema do filme Irmão Urso chamada Pé na Estrada. Entre os trechos da canção vale destacar dois deles. O primeiro diz: “Que todos saibam que lá vou eu / Por novos caminhos seguir / Com a lua lá no céu a olhar pra mim / Eu vou sob as estrelas dormir”. E o segundo que mostra a importância de não desistir diante de obstáculos que possam aparecer: “E se a chuva cair, não vou parar / Qualquer tempestade tem fim”. (vide a letra inteira ao final da reportagem)

Professores amigos – Também faz parte da cerimônia a homenagem aos professores que fizeram parte desta caminhada até o final do Ensino Médio. Entre eles, estiveram os professores Vera Lúcia e Alexandre, que também deixaram mensagens que certamente ficarão guardadas no coração dos alunos. “A troca de ensinamentos entre nós é constante. Quero agradecer a vocês que também me transformaram em uma professora melhor”, acentuou Vera Lúcia.

Os professores Nurimar e Luiz Carlos também foram homenageados como professora Madrinha e professor Padrinho da turma, além da professora paraninfa Maria Helena.

Agradecimentos – Os formandos da turma 2017 foram representados pelo orador Murillo Francisco. Como já é comum ver nos discursos dos alunos que passaram pelo Liceu Pasteur, Murillo enalteceu o esforço de todo o corpo docente e de todos que trabalham no colégio para a formação de cada um que passa por ali. “Tenho orgulho de poder falar pela minha turma e o que queremos é agradecer todo o apoio dado para que a gente tenha ultrapassado os obstáculos e feito as melhores escolhas”, ressaltou Murillo.

O ponto alto da cerimônia é sempre a entrega dos canudos, que simboliza essa importante conquista. Ali se materializa o final de mais um ciclo e início da nova etapa. Algumas palavras ditas pelo professor Luiz Carlos ajudam a resumir o sentimento de todos do Liceu Pasteur que fizeram parte desta história: “Parabenizamos a todos da turma de formandos 2017. Estamos muito satisfeitos pelo desempenho de vocês e temos certeza de que serão protagonistas de grandes realizações”.

Letra da Música – Pé na Estrada

Pé Na Estrada - Irmão Urso

O Pé na estrada eu vou botar

Que já tá na hora de ir

Um lindo horizonte e um céu azul

O que mais eu poderia pedir?

O Pé na estrada eu vou botar

E o coração eu quero abrir

Sob os raios do sol, sigo um sonho meu

Eu não posso deixar de sorrir