Liceu Pasteur - Ensino Médio, Fundamental

Notícias / Reportagens

Voltar
Reportagens - 20/09/2012

Dia do Amigo

Liceu realiza a primeira edição do Dia do Amigo, que contou com a participação de Alunos que trouxeram seus Amigos e Pais para conhecerem melhor o Colégio.

Uma das características que mais marcam a rica história do Liceu Pasteur é o vínculo de carinho e amizade que o colégio cria entre seus alunos. A confirmação disso se dá a cada evento proporcionado pela escola. Não é à toa que, por diversas vezes, o Liceu torna-se ponto de encontro entre ex-alunos, inclusive daqueles que também se tornaram pais e que sabem o tamanho da importância de acompanhar os filhos nas atividades, principalmente no local onde é cultivado o respeito ao próximo e o trabalho em grupo.

   

Ciente da importância de se estimular cada vez mais a amizade entre alunos e pais, o Liceu reservou um momento especial no mês de setembro. No último dia 15, a Instituição realizou a primeira edição do Dia do Amigo para os estudantes do Jardim I ao 5º ano do Ensino Fundamental, que puderam trazer amigos para um dia recheado de diversões e ensinamentos no colégio, por meio de atividades que envolveram música, aulas de artes, Francês e Xadrez, entre outras. E também tiveram a oportunidade de aprender mais sobre esportes, com iniciação em Judô e exercícios na cama elástica, além de conhecerem a horta do Liceu, que conta com mudas de hortelã, salsinha, tomate e cebolinha, entre outras.

As atividades começaram às 9h e se estenderam até às 12h. Os participantes passaram por um circuito, no qual os alunos eram conduzidos em grupos para cada atividade. O Xadrez, por exemplo, despertava a curiosidade dos amigos que não tinham conhecimento de como fazer para jogar corretamente. Foi aí que os alunos do Liceu puderam auxiliá-los e mostraram muito espírito de equipe. “O Xadrez é desenvolvedor de raciocínio e cidadania. Pudemos verificar isso com os alunos do Liceu orientando seus amigos, pois em nossas aulas sempre procuramos estimulá-los para o desenvolvimento humano”, explicou o professor James Toledo, responsável pela organização das atividades de Xadrez no Dia do Amigo, e que há sete anos trabalha no Liceu.

Outro lugar que não faltou agitação foi a Sala de Artes. Os alunos do Ensino Fundamental puderam participar da elaboração de desenhos, dobraduras e montagem de fantoches. A professora de Português e Matemática do 1º ano do Ensino Fundamental, Sônia Manfrin, era uma das coordenadoras do espaço. Com 29 anos de serviços prestados ao Liceu, Sônia disse que pintar, colar e recortar é algo que valorizou muito o Dia do Amigo, pois o trabalho em grupo foi o ponto alto dentro da programação. “As atividades na Sala de Artes estimularam o lado criativo de cada criança. Mas o mais interessante foi observar o lado amigo de cada uma, pois, por diversas vezes, presenciamos os alunos ajudando seus amigos quando estes tinham alguma dificuldade. Tudo foi feito sempre com muita interação, o que fortalece o laço de amizade entre eles”, completa a professora.

  Música também deu o seu tom especial no encontro. Ao entrar na sala reservada à atividade, os alunos do Jardim I e II puderam encontrar o professor Nilo Sérgio sentado na cadeira, com duas malas, uma de cada lado. Antes mesmo que a criançada se perguntasse o que existia dentro das bolsas, Nilo começava a retirar da mala instrumentos de introdução à Música. Entre eles estavam o batuque, o prato e o pandeiro. Aí, foi a vez dos pequenininhos fazerem o que mais gostam: barulho. “Foi a oportunidade de receberem uma pequena introdução musical, o que auxilia na coordenação, assimilação de informação e ritmo”, destacou o professor.

Conhecendo o Liceu – Mas, enquanto os alunos e seus amigos se divertiam os pais também receberam atenção especial. Um espaço foi preparado para que eles trocassem informações com outros pais e professores. Até mesmo os pais e mães dos amigos que não estudam no Liceu aproveitaram para conhecer mais sobre os profissionais e a estrutura da escola.

  Foi o caso de Valéria Ungaretti. Convidada pela amiga Rejane Guiguer, mãe de um aluno de Liceu, estudante do Ensino Fundamental, ela disse ter adorado a iniciativa da escola em promover um dia em que pais que têm filhos em outras escolas possam conhecer mais o ambiente do Liceu. “É uma forma interessante de apresentar a escola a outros pais, o que ocasiona um melhor entendimento sobre as qualidades que o Liceu oferece. Isso, é claro, cativa e possibilita estudar a transferência de nossos filhos para essa Instituição tão qualificada”, enfatizou Valéria, que também trouxe seu filho para conhecer a escola.
Incentivadora da visita da amiga, Rejane Guiguer também elogiou o Dia do Amigo. Ela tem a certeza de que fez a escolha certa com relação aos estudos de seu filho. “Como mãe, posso dizer que o Liceu tem um ótimo método de ensino e estrutura. Meu filho sempre elogiou o colégio, principalmente pelas atividades que são realizadas além da grade de estudos, como o Tênis e a Natação”, enfatiza.  

Dever cumprido – Mais felizes do que qualquer criança que estava curtindo o dia de atividades ao lado dos amigos, estavam as professoras Maria Luiza e Rosana Almeida, que tiveram a incumbência de coordenar a elaboração do evento. “A criação do Dia do Amigo partiu do princípio de aproximar os alunos de seus colegas e de seus pais, com a estimulação do cooperativismo e amizade entre eles. Com isso, tivemos também a oportunidade de mostrar aos visitantes a cara do Liceu, que está cada vez mais atualizado e competente”, contou Maria Luiza, professora de Português e Ciências do 5º ano do Ensino Fundamental.

  A professora Rosana Almeida, que há 25 anos leciona no Liceu, ressalta as informações que recebeu durante o dia. Segundo ela, alunos, amigos e pais entenderam a real mensagem do Dia do Amigo. “Sobraram elogios ao nosso evento. Houve o entendimento de que as atividades foram elaboradas com toda a intenção de agregar conhecimento, interação e amizade”, exalta Rosana, e ainda lembrou que o resultado também foi fruto da dedicação e colaboração de alunos do Ensino Fundamental II.

Ao final da manhã, os participantes foram presenteados com uma pequena plantinha, que continha a frase: “Cuidar de uma planta é como cuidar de um amigo”. Um encerramento que não poderia ser diferente depois de um dia em que certamente a sementinha da amizade foi regada dentro de todos que passaram pelo Liceu.

Galeria de fotos do DIA DO AMIGO

Compartilhe: Voltar