Reportagens - 03/12/2014

Comemoração dos 50 anos da Unidade Vergueiro do Liceu Pasteur

Comemoração dos 50 anos da Unidade Vergueiro do Liceu Pasteur foi marcada por evento no dia 8 de novembro, no Buffet La Luna, em São Paulo. Momento é muito representativo para a Instituição e para mostrar a força da expansão da cultura francesa no Brasil

Em 2014, faz 50 anos que começou a funcionar na Casa Santos Dumont, na esquina das Ruas Vergueiro e Diderot, o Curso Experimental Bilíngue do Liceu Pasteur. E, claro, é um momento de celebrar e relembrar um pouco da rica história que a Instituição construiu com ajuda de profissionais, alunos e até mesmo personalidades da disseminação da cultura francesa no Brasil.

No último dia 8 de novembro, o La Luna Club, localizado no bairro do Butantã, em São Paulo, foi o palco escolhido para marcar a comemoração dos 50 anos daquela que é hoje chamada Unidade Vergueiro do Liceu Pasteur, que é conhecida simplesmente por Lycée por quem lá trabalha ou estuda. O evento contou com a presença de cerca de 900 convidados, que puderam voltar no tempo e relembrar as contribuições da Instituição nas relações entre as duas culturas. E muitos ex-alunos aproveitaram para também recordar os tempos de sala de aula.

Logo que os convidados entravam no espaço, o momento de emoção vinha à tona.
A organização do evento montou uma espécie de “túnel do tempo” decorado com fotos históricas, como as das turmas que passaram pelo Liceu e das atividades que transformaram a vida dos que lá estudaram.

Aliás, a transformação e a importância da escola pode ser retratada na história do casal Jean Yves Rivieri e Cardine Nazet. Os dois se conheceram no Liceu Pasteur e não escondiam a felicidade por poder reencontrar os amigos e lembrar das histórias vividas na escola.  Rivieri, hoje com 60 anos, estudou no Liceu da R. Vergueiro desde a sua inauguração. “Só guardo ótimas lembranças do meu tempo de estudante. O Liceu me proporcionou momentos de muita alegra e conhecimento amplo. Sem dúvida, o Liceu mantém viva a cultura francesa no Brasil”, explicou.

A esposa de Rivieri não escondia a felicidade pela comemoração dos 50 anos da Unidade Vergueiro do Liceu. “O Liceu é até hoje fundamental na minha vida. Com sete anos eu entrei na escola, pois o meu pai veio da França para trabalhar no Brasil. O colégio me acolheu muito bem e mantenho viva a escola comigo graças aos contatos que faço com as minhas amigas que estudaram comigo. A festa dos 50 anos só confirma que o Liceu, além de formar estudantes, forma novas famílias que se perpetuam”, enfatizou Cardine.

Reconhecimento – Durante o evento, o Cônsul Geral da França em São Paulo, Damien Loras, o Presidente da Fundação Liceu Pasteur, Gilberto Kassab, e a Diretora da Agência do Ensino Francês no Exterior (AEFE), Hélène Farnaud-Defromont, discursaram aos convidados e ressaltaram a importância do colégio para as famílias francesas no Brasil. O Presidente da Fundação foi o primeiro a se pronunciar e falar do Liceu como ponto histórico da cidade de São Paulo, parabenizando os presentes por ajudarem a escrever relevantes capítulos na história do colégio. Kassab recebeu das mãos da Diretora da AEFE a medalha de 25 anos da Agência, como forma de presentear a Fundação Liceu Pasteur pelos serviços prestados à cultura francesa. Para Damien Loras, os 50 anos do Liceu é a comprovação da confiança mútua que existe entre a França e o Brasil. “O colégio é um veículo firme de cultura francesa, que só cresce com o passar dos anos. Sabemos que muitas comemorações ainda virão e que o Liceu continuará sendo fator fundamental para estreitar e enriquecer cada vez mais o elo entre Brasil e França”, disse o Cônsul.

Agradecimentos – David Tran é o Coordenador Geral da Unidade Vergueiro do Liceu Pasteur e está no Brasil faz pouco mais que um ano. Ele fazia questão de receber um por um os convidados que chegavam para a comemoração e não escondia a felicidade de poder participar de um ano especial. Segundo ele, a França tem forte ligação com o Brasil em diferentes aspectos. Somente em São Paulo, 450 empresas francesas estão instaladas.

“A festa também acaba sendo uma forma de unirmos ainda mais a comunidade francesa presente em São Paulo e no Brasil. O Liceu Pasteur é o ponto de desenvolvimento da cultura francesa e serve, ao mesmo tempo, para preparamos pessoas para trabalhar na França e para que os franceses que ingressem no mercado brasileiro possam encontrar ótimo lugar que propicie qualidade de ensino para os seus filhos”, comentou.

O evento contou com o apoio do Carrefour, Airbus, Renault, Lacoste, M. Safra & Co, Tok & Stok, Saint-Goban, Pullman, Decathlon, Edenred, DMC Perform, Ubisoft, Evac e Air France.