Reportagens - 06/12/2016

Atividades Programadas - Nov_2016

Ao longo do último sábado letivo, o Liceu Pasteur realizou uma série de atividades, como exposições, apresentações e competições esportivas, e a tradicional Feira do Material Escolar

Para o encerramento do calendário dos sábados letivos, o Liceu Pasteur realiza, tradicionalmente, uma série de atividades programadas que acontecem paralelamente nas quadras, no pátio e nas salas do colégio. São atividades como as exposições de Robótica e de Artes, as apresentações de Tênis e Judô, os Jogos Esportivos e a Feira de Material Escolar.

O dia é bastante agitado com as atividades começando logo cedo. Já a partir das 8h30, os alunos estavam com pique total nas quadras de Tênis para mostrar aos pais, familiares e amigos toda a habilidade na modalidade. Ao longo da manhã, os 1os e 2os Anos fizeram apresentações e, dos 3os aos 8os Anos, foram realizados campeonatos.

Ao mesmo tempo em que a quadra de Tênis pegava fogo entre uma rebatida e outra, as turmas do Judô, atividade das turmas do Integral e complementar para os alunos que tenham interesse, realizaram apresentações no tatame instalado na Sala de Exposições. Quem coordenou os pequenos judocas foi o Sensei Edson Casagrande, que reforçou o convite aos alunos para praticarem essa arte marcial tão difundida no Brasil.

Ainda com a temática esportiva, o Liceu Pasteur realizou jogos esportivos com a coordenação dos professores José Roberto e Lídia. Também no período da manhã, os alunos do 6º Ano ao Ensino Médio participaram de competições e amistosos nas mais diversas modalidades, como Futsal, Handbol e Vôlei.

Artes e Robótica – O dia também foi de exposições das turmas de Robótica e Artes. As turmas de Artes vão do 1º Ano do Ensino Fundamental até a 1ª Série do Ensino Médio, menos os 3os e 4os Anos do Ensino Fundamental, que contam com aulas de Música no currículo regular.

As professoras de Artes Marlene e Rebeca mostravam um orgulho extremo pelo trabalho realizados pelos estudantes. E realmente é de chamar a atenção de todos que passaram pelas exposições a criatividade impostas pelos alunos.
As alunas Cláudia e Carolina fizeram parte da turma que foi convidada pela professora Rebeca a fazer um autorretrato em forma de anjo. “Os trabalhos mostram como os estudantes se enxergam e como, provavelmente, querem ser vistos. É muito importante para a formação intelectual expor essas ideias, e a arte é uma ferramenta rica para este desenvolvimento pessoal”, acentua Rebeca.

O Salão Superior do Parque Externo, área recém-inaugurada no Liceu Pasteur, recebeu a exposição de Robótica. Lá foi possível ver uma série de trabalhos realizados pelos alunos e coordenados pela Fernanda, que contavam com a filosofia da Educação Tecnológica, que reúne conceitos de estrutura e força com a utilização do Lego Padrão. O que se viu foram engenhocas muito bem elaboradas, algumas com movimentos orientados por sensores e que evidenciam a capacidade de raciocínio dos alunos. Também chamou muita atenção a questão da Realidade Virtual. Quem visitou a exposição pode colocar óculos de realidade virtual e ser levado a situações que colocavam o usuário o mais perto possível de experiências que talvez ele não tenha condições de vivenciar ou ambientes de ficção que impactam e mexem com os sentidos de quem assiste.

Feira do Material Escolar – Entre as atividades programadas, a Feira do Material Escolar é a mais tradicional. É quando o pátio do colégio recebe fornecedores de livros didáticos, lojas de acessórios, malharia e de cursos extracurriculares, entre outros itens.

A coordenadora de assistência aos alunos, Zenaide Rodrigues Junqueira, ressaltou o benefício da Feria do Material Escolar para os pais, pois é um momento de encontrar tudo em um único lugar, além de contar com benefícios, como descontos e formas de pagamentos diferenciadas.

Veja as fotos na Galeria de Fotos - Clique aqui