Notícias / Comunicados

Comunicados - 25/08/2012

Missa do Sétimo Dia, em memória do Prof. David Reis (1911-2012)

Segunda-feira, dia 27 de agosto, às 19h, será celebrada na Capela do Liceu Pasteur a Missa do Sétimo Dia do Prof. David Reis, que também foi maestro, compositor e médico.

Nascido em Portugal em 1911, ele estudou música ainda em sua aldeia natal. Veio ao Brasil em 1927, estabelecendo-se em Pitangueiras, na região de Ribeirão Preto, onde trabalhou em um estabelecimento comercial do irmão. Alguns anos depois, foi para Bebedouro, onde estudou e trabalhou em um colégio interno. Em 1937, veio para São Paulo para estudar na Faculdade de Filosofia e começou a trabalhar no internato do então Liceu Franco-Brasileiro de São Paulo. No 2º semestre desse ano, saiu da Faculdade de Filosofia e passou a trabalhar no Liceu Rio Branco. Em 1938, entrou na Escola Paulista de Medicina e, pela proximidade com a faculdade, voltou em 1939 ao Liceu Franco-Brasileiro para ajudar a tomar conta dos alunos. No Liceu, de vez em quando ele tocava alguma música de improviso. A mudança aconteceu em 1941, quando um coral francês veio cantar no Liceu, e o inspirou a criar o Orfeão Misto na escola, que, sob sua regência, chegou a contar com trezentos alunos cantando a quatro vozes (sopranos, contraltos, tenores e barítonos). O Orfeão do Liceu Pasteur fez grande sucesso nas décadas de 40 e de 50, participando com destaque em apresentações e concursos de rádio. No seu período no Liceu Pasteur, o Professor David Reis também deu aulas de História, Geografia e Ciências, e era muito querido por seus alunos e colegas. Ele permaneceu no Liceu até 1959, quando foi para a Faculdade de Direito reger o coral de 120 alunos, o que chamou a atenção de outras faculdades. Posteriormente fundou os corais da Universidade Mackenzie e da Unifesp. Casou-se em 1962 e teve duas filhas, Maria Cristina e Beatriz. Trabalhava de dia no consultório, e gostava de se reunir em casa com os alunos dos corais e de trabalhar nos arranjos musicais, sempre de músicas populares, modernas na época, o que atraía os jovens aos corais. Posteriormente, seus corais fizeram sucesso também nos programas de televisão. O Prof. David Reis mantinha até o presente uma relação de forte amizade com seus alunos do Liceu Pasteur, inclusive participando de encontros recentes de ex-alunos. Além de muitas saudades, o Prof. David Reis nos deixa um belo exemplo de vida.